domingo, 4 de abril de 2010

Entrevista com Tiago Chevalier, vocalista da banda Ryokan!


Antes de tudo, apresentando os integrantes:

Vocalista:Tiago Chevalier

Vocalista: Lilah Tarnowski Correia

Guitarrista: Vinícius Lessa - Vinny

Guitarrista: Evandro Bittencourt - Zeva

Tecladista: Emmanuel Lehmann - Ched

Baixista: André Luiz

Baterista: Felipe Chevalier - Sapo

1 - Como nasceu a Ryokan do modo que conhecemos hoje? (formação da banda, formato, repertório).

Então, basicamente a Ryokan é uma banda que foi derivada da antiga banda Hokuten (3 dos 7 integrantes "saíram" de lá). Agora, se formos pensar em relação a formação atual, ela possui pouco mais de um ano, que foi quando o André entrou.

Se tratando do formato, temos 7 integrantes. Pode parecer exagero, mas para o nosso estilo, acreditamos que é a mais abrangente possível.

E por último, em relação ao repertório, somos uma banda de J-rock. Porém acredito que nosso diferencial esteja nessa "mistura" que promovemos, onde executamos musicas mais conhecidas do publico com musicas de jrock desconhecidas. A ideia é instigar o povo a conhecer esse lado desconhecido do jrock, notar que o mundo da j-music é bem maior do que os temas de anime.

2 - Como foi feita a escolha do nome para a banda?

Essa é uma historia curiosa. Para nos desvencilharmos da imagem da Hokuten, tinhamos que logicamente ter um novo nome. Então fizemos um Braistorm com as ideias dos integrantes. Foi aí que pensei em um personagem muito random da série Inuyasha (aquele lobo grandão com cara de trouxa), o Yokan. Mas mesmo assim faltava algo. Coloquei o "R" na frente, e soou legal.

3- A Ryokan é somente uma banda cover, ou é apenas questão de tempo para terem um material próprio dela?

Não somos uma banda apenas de covers. Apesar de todo o tempo que elas nos ocupam, a nossa ideia é ainda esse ano lançarmos uma musica propria. E a partir disso, dar continuidade a esse novo capitulo que serão as composições proprias da Ryokan.

4 - Para uma música (cover ou não) entrar no repertório, qual o processo?

É sempre por votação entre os membros da banda, onde a maioria vence. É um processo complicado as vezes, pela diferença de opiniões dos membros, mas o resultado compensa. A exceção foi a musica Heart of Sword, que foi escolhida através de uma enquete em nossa comunidade.

5 - Quais instrumentos cada um de vocês tocam? (mesmo que ainda não tenham feito isso na banda)

Além dos "usuais" (o que cada um toca na banda), o Ched tambem toca violão e o Vinny teclado.

6 – Além de você e a Lilah, os outros também cantam?

Sim, na verdade o unico que não canta é o Felipe. Exceto por ele, todos fazem back vocal nas musicas da banda, o que não deixa de ser uma forma de cantar.

7 - Quando não estão na banda, o que vocês fazem? Estudam? trabalham?

Atualmente a maioria esta estudando, apesar de que não sei ao certo a quantas anda isso, hehehe. Posso falar por mim. Atualmente estou trabalhando e fazendo pós graduação.

8 - O projeto é que a banda seja a vida de vocês e outra profissão uma espécie de "plano B" ou a banda existe na medida que for possível conciliar com suas profissões?

Creio que todos nós sabemos que é muito difícil viver de musica, ainda mais no Brasil. Claro que gostaríamos de viver da musica, e que a outra profissão fosse o plano B, porém o cenário em que estamos inseridos é outro e infelizmente as profissões tem maior prioridade a principio.

9 - Quem são os ídolos de vocês no mundo J-Rock e na música mundial?

Então, essa é outra pergunta que posso apenas responder por mim. No cenario do J-rock, gosto muito de Gazette, Luna Sea e Gackt, creio que são as maiores influencias que tive no meio. Em um contexto mais amplo, citaria tambem o Bon Jovi, U2, AudioSlave e tambem no inicio da adolescencia o Capital Inicial foi uma influencia bastante forte.

10 - Com quem a banda sonha tocar ou abrir um show?

Como banda, seria um sonho abrir o show de bandas como X-Japan, Gazette, Luna Sea ou Nightmare. Certamente seria algo inesquecível.

11 - Existe alguma música que você queira muito colocar no repertório e ainda não foi possível?

Da minha parte, posso dizer uma musica que espero ansiosamente o dia que tocaremos: Ageha, do MUCC.

12 - O que você escuta atualmente e quais gêneros musicais têm em comum com os outros integrantes?

Atualmente tenho escutado bastante material de cantores como Chris Cornell, Gleen Hughes, além de discografias mais antigas do AC/DC e Bon Jovi. Além da J-music, acredito que o Rock em geral é algo que toda a Ryokan curte (prog, hard rock, essas coisas). Sempre rola uma JAM nos ensaios, hehehe.

13 - Quais hobbies você que não sejam ligados a música?

Dormir conta? Hahauheuahea. Brincadeiras a parte, sempre que o tempo permite eu jogo Playstation 3.

14 - Já teve alguma situação engraçada ou estranha com relação a comportamento de fãs?

Agora não me recordo de nenhuma situação muitooo estranha. O que ocorre sempre é o pessoal zoando pelo fato que eu sou gêmeo. Aí sempre perguntam se eu sou o baterista e com ele acontece a mesma coisa.

15 - Como você imagina que estará a Ryokan daqui a 5 anos?

Hahaha, essa é uma pergunta difícil. Espero que a banda esteja na estrada, com musicas próprias e fazendo sucesso.

16- Qual o conselho que você dá para aqueles fãs que desejam seguir o caminho da música, mas que atualmente não têm muita sorte?

O maior conselho que posso dar é esse: pratiquem. Não existe esse lance de talento. Musica é como qualquer outra coisa na vida, e exige muita dedicação e paciência consigo mesmo para render os frutos esperados. Não acreditem em formulas mágicas e nem pensem em desistir no primeiro revés que aparecer. Musica é algo maravilhoso, mas, quem quiser ingressar no meio, precisa estar disposto a batalhar.

Obrigada Tiago pelo tempo a que dedicou em responder essas perguntas :)

- Sucesso para a banda! *-*

http://www.myspace.com/bandaryokan

3 comentários:

  1. o Tiago sempre muito pacifista e neutro...
    iuHAEIUHAeiuhAEUHAIuehiauehiuaeHIUAheuiHAE


    Mas é bom ler a visão deles, e realmente, viver de musica no Brasil é very hard f*** ;D


    Parabéns Hana pela iniciativa do Blog! :D

    ResponderExcluir
  2. Mandou bem, Hana, entrevistando o Tiagueira cara de poeira!
    Fico no aguardo da musica propria
    *-----*

    ResponderExcluir